Seguir o dinheiro em vez de prever o futuro
Na B3, as ações que mais caíram em 12 meses seguiram ruins no mês seguinte. As que mais subiram, seguiram boas. O preço já conta onde o dinheiro está.

"Será que vai subir?"
"Será que os juros caem?"
"Será que o Fed vai falar alguma coisa?"
Tem muita gente boa quebrando a cabeça para adivinhar o futuro. Lendo relatório, ouvindo podcast, montando cenário. E no fim, a decisão continua sendo um palpite bem vestido.
Eu prefiro outra pergunta. Uma que tem resposta.
Para onde o dinheiro está indo agora?
Quem move o preço não é você
Pensa na bolsa como uma pirâmide. Na base, milhões de pessoas físicas, cada uma com pouco dinheiro. No topo, poucos participantes: fundos, bancos, gestores, investidores estrangeiros. Poucos em número, enormes em volume.
Quando um fundo grande decide montar posição numa empresa, ele não compra tudo num clique. Não dá. Ele compra aos poucos, por dias, semanas, às vezes meses. Se comprasse de uma vez, ele mesmo empurraria o preço contra si.
E é exatamente por isso que esse dinheiro deixa rastro.
Uma ação que está sendo acumulada por quem tem dinheiro de verdade sobe de forma persistente. Não num dia. Ao longo de meses. O preço vai desenhando o caminho do dinheiro.
Você não precisa saber por que o fundo está comprando. Não precisa ter acesso à reunião com a diretoria nem ao modelo do analista. O motivo, seja ele qual for, já está aparecendo no preço.
Por que a cabeça prefere prever
Prever é mais gostoso. Dá a sensação de inteligência. "Eu vi antes."
Seguir parece coisa de quem chegou atrasado. Ninguém conta vantagem dizendo "eu comprei porque já estava subindo".
E tem o ímã do barato. A ação caiu muito, parece promoção. A cabeça olha o preço antigo e conclui que agora é a hora. O raciocínio é: se o mercado errou para baixo, eu estou vendo o que ninguém viu.
Às vezes é verdade. Na maioria das vezes, o mercado estava vendendo por um motivo que você ainda não conhece.
A escada dos cinco grupos
Eu fui testar essa ideia de "seguir o dinheiro" do jeito mais simples possível, sem fórmula secreta. Na base do Quantor, com todas as ações da B3 com mais de R$ 5 milhões negociados por dia entre 2006 e setembro de 2026, sem deixar de fora as que quebraram e com os proventos somados, eu fiz o seguinte:
Todo mês, separei as ações em cinco grupos pelo quanto tinham subido ou caído nos 12 meses anteriores. Depois medi quanto cada grupo rendeu no mês seguinte.
| Grupo (pelos últimos 12 meses) | Retorno no mês seguinte, ao ano |
|---|---|
| As 20% que mais caíram | −3,6% |
| Segundo grupo | +6,5% |
| Grupo do meio | +9,7% |
| Quarto grupo | +13,9% |
| As 20% que mais subiram | +12,9% |
Olha a escada.
O grupo que mais vinha caindo foi o único no negativo. E foi o pior de longe. O que vinha caindo continuou ruim.
Do outro lado, os dois grupos que mais vinham subindo ficaram no topo. O de cima não foi o melhor de todos, o quarto grupo ficou um pouco à frente. Isso também é informação: subir demais não é garantia de nada. Mas a direção geral é clara. O dinheiro que estava saindo continuou saindo, e o que estava entrando continuou entrando.
E a régua mensal do Quantor, que olha só se o preço está acima ou abaixo da média dos últimos 5 meses, conta a mesma história por outro ângulo. Com todas as ações líquidas, de 2006 a 2026: quem segurou tudo sempre teria tido +8,1% ao ano, com pior queda de −51%. Quem seguiu a régua e deixou o dinheiro no CDI quando estava fora teria tido +13,2% ao ano, com pior queda de −20%.
Não é prever. É ler o que já aconteceu e respeitar.
E o gringo?
Aqui vem a parte em que muita gente se confunde.
"Seguir o dinheiro" virou sinônimo de "olhar o fluxo do estrangeiro". E o gringo é mesmo a maior força da nossa bolsa. Só que os dados contam uma história interessante.
Entre abril de 2022 e setembro de 2026, nos meses em que o estrangeiro terminou comprador, o Ibovespa subiu em média +2,86% e fechou positivo em 74% deles. Nos meses em que ele vendeu, o índice caiu em média −1,52%. Anda junto, e muito.
Mas no mês seguinte? Depois de um mês de compra do gringo, o Ibovespa subiu em média +0,75%. Depois de um mês de venda, +1,24%. Mais.
O gringo explica o mês. Ele é o próprio movimento. Mas não avisa o próximo. E a B3 publica esse dado com dois pregões de atraso.
Por que então a tendência de 12 meses persiste e o fluxo de um mês não avisa nada? Porque são coisas diferentes. O saldo de um mês é uma foto, cheia de ruído. A tendência de meses é o filme: mostra dinheiro grande entrando com paciência, do jeito que ele precisa entrar.
Seguir o dinheiro também erra muito
Seguir o dinheiro não é infalível. Longe disso.
A régua do Quantor, em 4.809 trocas desde 2006, terminou no prejuízo em 63% delas. A maioria das vezes que o preço virou para cima, não foi adiante. A conta só fechou porque a perda média foi de −9,8% e o ganho médio de +30,7%. Poucos acertos grandes pagaram muitos erros pequenos.
E tem o serrote. No Ibovespa de 1997 e 1998, a régua entrou cinco vezes logo antes de um tombo e caiu mais do que quem simplesmente segurou. Mercado de lado, cheio de idas e vindas, é o pior cenário para quem segue tendência.
Ou seja: seguir o dinheiro não é acertar. É estar do lado onde, na soma de muitas decisões, os números foram melhores. E aceitar errar bastante no caminho.
Errar muito, ganhar no tamanho
- Eu não tento adivinhar o próximo movimento. Eu olho a direção que o preço já mostrou.
- "Caiu muito" não é motivo para comprar. Nos testes, o que mais caiu continuou sendo o pior grupo.
- O fluxo do gringo eu uso para entender o mês, não para decidir o próximo.
- E eu aceito que a maioria das entradas não vai dar certo. O que importa é o tamanho de quando dá.
