Entrar
Mentalidadepor Vinícius Rosa · 5 min de leitura

Por que as quedas doem mais do que as altas alegram

A bolsa sobe de escada e desce de elevador. E a sua cabeça conta a descida em dobro. Entender a conta ajuda a não decidir no susto.

Você ganha R$ 1.000 na bolsa num dia. Fica feliz. Comenta em casa. No dia seguinte já esqueceu.

Você perde R$ 1.000 num dia. Não dorme direito. Abre o app de madrugada. Passa a semana pensando nisso.

O valor é o mesmo. A dor não.

E isso não é frescura sua. É a cabeça de todo mundo funcionando do jeito que foi feita para funcionar. O problema é que esse jeito, na bolsa, joga contra você.

A conta torta da cabeça

Os estudos de comportamento mostram uma coisa simples: perder dói, mais ou menos, o dobro do que ganhar alegra. Chamam isso de aversão à perda.

Faz sentido na história da espécie. Para o homem das cavernas, achar um pouco mais de comida era bom. Perder a comida que tinha podia ser a morte. Quem tinha mais medo de perder do que vontade de ganhar sobrevivia. A gente descende dessa turma.

Só que a bolsa não é a caverna.

Tem pesquisa mostrando que a perda de dinheiro acende no cérebro as mesmas áreas da dor física. Literalmente. Ver a carteira vermelha é, para a sua cabeça, parecido com levar uma pancada.

E tem um agravante moderno: o celular.

Antigamente a pessoa via a cotação no jornal do dia seguinte. Hoje ela vê a cada segundo. E quanto mais você olha, mais vermelho você encontra. Não porque o mercado ficou pior. Porque você está medindo mais vezes. Cada olhada no dia ruim é uma pancada nova. Cada olhada no dia bom é um sorrisinho que dura pouco. No fim da semana, o placar emocional está sempre perdendo, mesmo que a carteira não esteja.

E tem um segundo motivo, que não está na sua cabeça. Está no mercado.

A escada e o elevador

Existe uma frase velha: a bolsa sobe de escada e desce de elevador.

Pensa numa sala de aula. O sinal toca, todo mundo levanta e sai pela porta, com calma, em fila. Ninguém corre.

Agora imagina que começa um incêndio. A mesma porta vira um tumulto. Todo mundo empurra. Todo mundo quer sair primeiro.

A alta é a saída da aula. A queda é o incêndio. Na alta, ninguém tem pressa de comprar. Na queda, todo mundo tem pressa de vender. Por isso as quedas costumam ser mais rápidas e mais violentas. E por isso elas assustam mais: o cérebro não só sente mais cada real perdido, ele vê esse real indo embora numa velocidade que a alta nunca teve.

Ganhando no fim, sentindo perda o caminho todo

Aqui tem uma ironia. Se a dor fosse proporcional ao que acontece, a bolsa seria um lugar bem mais alegre do que parece.

No Ibovespa, de 1995 a outubro de 2026 (em pontos, sem dividendos), 52,7% dos dias foram positivos e 59% dos meses fecharam no azul.

Quase metade dos dias no vermelho. Mas um pouco mais da metade no verde. Se cada dia ruim pesa o dobro na sua cabeça, faz a conta: você vai sentir que está perdendo quase sempre, mesmo quando, no fim, está ganhando.

O exemplo mais forte disso é Magazine Luiza entre 2017 e 2020. A ação subiu 6.292% no período. Uma das maiores altas da bolsa brasileira. E olha como foram os dias:

MGLU3, 2017–2020 Parte dos pregões Média do dia
Dias de alta 50,40% +3,07%
Dias de queda 49,60% −2,13%

Metade dos dias, praticamente, no vermelho. Numa ação que subiu mais de seis mil por cento. Quem tinha MGLU3 e olhava todo dia levou um soco quase dia sim, dia não. Muita gente vendeu no caminho por causa disso.

Mas tem o outro lado. E ele explica por que a cabeça não é totalmente boba em ter medo de queda.

A queda pesa mais também na matemática:

Se cai Precisa subir para voltar
−10% +11%
−20% +25%
−30% +43%
−50% +100%
−80% +400%

Uma queda de 10% se recupera com pouco. Uma de 50% exige dobrar o dinheiro só para voltar ao zero. E não é raro: na base do Quantor, entre as ações líquidas da B3 com pelo menos três anos de história desde 2006, 76% chegaram a perder metade do valor em algum momento para quem simplesmente segurou.

Então a dor tem dois lados. Nos dias, ela exagera. Nas quedas grandes, ela tem razão.

A emoção que erra nas duas pontas

Aqui está o ponto que quase ninguém separa.

A aversão à perda erra no lugar errado. Ela faz você sofrer com a oscilação pequena, de todo dia, que não significa nada. E, ao mesmo tempo, faz você segurar a queda grande, porque vender ali é "realizar o prejuízo", e realizar dói mais ainda.

Ou seja: a mesma emoção que faz você vender a ação boa no primeiro susto faz você abraçar a ação ruim até ela virar pó.

É o pior dos dois mundos. Sair do que estava certo. Ficar no que estava errado.

E tem quem diga "então é só não olhar". Ajuda, mas não resolve. Você vai olhar uma hora. E quando olhar, a conta torta vai estar lá.

Decidir com outra régua que não o estômago

Eu não tento sentir menos. Tento decidir com outra régua que não seja o meu estômago.

Oscilação de dia não é informação. Eu olho a cotação pouco.

Queda grande é informação. Para ela, eu tenho uma regra escrita antes de entrar, e o tamanho máximo de perda que eu aceito.

Se a perda é pequena, eu aceito e sigo. Se ela começa a ficar grande, eu não espero ela dobrar para agir.

A dor vai continuar pesando o dobro. A diferença é que ela não decide mais por mim.

Conhece alguém que precisa ler isso?

Aquele amigo que jura que “vai voltar”, o parente que entrou na bolsa no mês passado. Às vezes um texto chega melhor do que um conselho.

WhatsAppE-mailLinkedInX
Veja com os dados de hoje
A régua, o fluxo e os fundamentos de cada papel, atualizados todo dia

Crie uma conta grátis no Quantor para ver, em qualquer ação, a tendência do mês e o que aconteceu com quem seguiu a régua.

Criar conta grátisJá tenho conta
Vinícius RosaVinícius RosaCriador do Quantor. 20 anos de bolsa, engenheiro e programador, autor de O Investidor de Fluxo.siga no Instagram · @viniciusrosa_88 ↗

Mais artigos

Todos os artigosIdeias do Quantor

Conteúdo educacional. Os números vêm da base própria do Quantor e descrevem o que aconteceu, não prometem o que vai acontecer.

O conteúdo do Quantor tem caráter informativo e educacional e não constitui recomendação de compra ou venda. Decisões de investimento são de responsabilidade exclusiva do investidor.