Caiu de R$ 30 para R$ 5 não quer dizer que está barata
Olhei 132 ações da B3 que caíram 80% do topo. Só 8% voltaram ao preço antigo em cinco anos, e mais de um terço ainda caiu para −95%.

A ação valia R$ 30. Agora está R$ 5.
E alguém, em algum grupo, já escreveu: "está de graça".
Eu entendo a frase. A gente passa a vida inteira treinado para isso. A picanha era R$ 100 e agora está R$ 50: promoção. O carro está 30% abaixo da tabela: compra. A roupa com 70% de desconto: imperdível.
Só que ação não é picanha.
Ação é um pedaço de empresa. E o preço dela não tem compromisso nenhum com o que ela custava antes. Ele é o que as pessoas aceitam pagar hoje pelo lucro que esperam dela daqui para frente. Se esse lucro sumiu, R$ 5 pode ser caro.
Por que a cabeça vê promoção onde existe ruína
O preço antigo vira uma âncora. Você viu a ação a R$ 30, então R$ 30 passa a ser o "preço normal" dela. Tudo abaixo disso parece desconto. Isso tem nome: ancoragem. A cabeça pega o primeiro número que viu e passa a medir tudo a partir dele.
E vem junto uma conta sedutora: "se voltar para R$ 30, eu multiplico por seis".
Repare que a conta só tem um lado. Ela pergunta quanto você ganha se voltar. Não pergunta qual é a chance de voltar. Nem o que acontece se não voltar.
Tem mais uma coisa. Comprar o que caiu dá uma sensação de inteligência. Parece que você está sendo o investidor frio, contrário à manada, que compra quando os outros têm medo. Às vezes é isso. Muitas vezes é só alguém comprando a ruína de uma empresa com cara de liquidação.
Preço baixo não diz nada sozinho. Uma ação de R$ 5 pode estar caríssima. Uma de R$ 300 pode estar barata. O que separa uma da outra é o lucro, não o número na tela.
Caiu 80%, e 36% caíram mais ainda
Fui à base do Quantor: todas as ações da B3 com mais de R$ 5 milhões negociados por dia, de 2006 a setembro de 2026, incluindo as que quebraram e saíram da bolsa, com os dividendos somados. Separei os casos de quem caiu 80% do topo. O "de R$ 30 para R$ 5" é isso, um pouco mais.
Foram 132 ações.
- Só 8% voltaram ao topo antigo em até cinco anos.
- 36% ainda chegaram a cair 95% do topo depois.
Pensa no que isso significa. Quem comprou aos −80% achando que "não dá para cair mais" tinha mais de uma chance em três de ver a ação perder mais três quartos do valor. De R$ 5 para pouco mais de R$ 1.
Barato não é sinônimo de oportunidade. Quem compra aos −80% pode ver mais −75%.
E a matemática da volta é cruel:
| Se caiu | Precisa subir para voltar |
|---|---|
| −50% | +100% |
| −80% | +400% |
| −90% | +900% |
Para voltar de −80%, a ação precisa multiplicar por cinco. Não é "recuperar". É praticamente uma empresa nova.
E não é só caso isolado. O Laboratório do Quantor testou a regra de comprar, todo mês, as 10 ações líquidas que mais caíram em 12 meses, no mesmo período. Resultado: −13,3% ao ano, com pior queda de −98%. Nas carteiras que compravam o que mais caiu (no mês, no ano ou mais abaixo da média), R$ 1.000 colocados em 2006 viraram cerca de R$ 40.
O contrário também foi medido. As 10 ações mais perto da máxima renderam +11,6% ao ano. O que estava caro, no sentido do iniciante, foi o que funcionou. O que estava "barato" foi o que destruiu dinheiro.
Por que o que caiu continua caindo
Uma ação não cai 80% por acaso. Ela cai porque alguma coisa grave mudou: o lucro virou prejuízo, a dívida ficou maior que o negócio, o setor perdeu o sentido, a gestão perdeu a confiança de quem tem dinheiro.
O livro tem um exemplo que todo mundo conhece: a Oi. Perdeu mais de 99% do valor por má gestão e endividamento. Em cada degrau da queda, havia alguém dizendo que estava barata.
Os números do Quantor contam a mesma história por outro ângulo. De março de 2011 a setembro de 2026, as ações com P/L baixo que estavam caindo renderam +7,2% ao ano, com pior queda de −53%. As que davam prejuízo renderam −5,2% ao ano, com pior queda de −81%. O CDI no mesmo período pagou +9,7%.
Barata e caindo, no fim das contas, perdeu do CDI. Dando prejuízo, perdeu dinheiro de verdade.
As sobreviventes contam outra história
Seria desonesto parar aqui.
Das 132 ações, 81 ainda estavam negociando três anos depois. Entre essas, a mediana foi de +34%, e 59% estavam no positivo. Ou seja: quem comprou depois do tombo, e a empresa sobreviveu, muitas vezes ganhou dinheiro.
O problema está no "e a empresa sobreviveu". As outras 51 já não estavam ali para contar a história: quebraram, fecharam o capital, viraram outra coisa. E no dia em que a ação está em −80%, você não sabe de que grupo ela é. A conta do "vai voltar" trata a sobrevivente e a que vai sumir como se fossem a mesma.
Também é verdade que existem recuperações enormes. Elas aconteceram. Só que foram poucas, e quase sempre vieram depois de o lucro voltar a melhorar e o preço voltar a subir. Não no dia mais barato.
Passado não paga lucro
- Eu não uso o preço antigo para decidir nada. Ele é história, não referência.
- Antes de achar uma ação barata, eu pergunto pelo lucro: está melhorando ou piorando?
- E olho a direção: o preço parou de cair, ou ainda está descendo?
- Comprar "porque caiu" é a forma mais preguiçosa de investir. Prefiro chegar atrasado numa empresa que voltou a andar do que cedo numa que ainda está afundando.
Passado não paga lucro.
