Entrar
Mentalidadepor Vinícius Rosa · 6 min de leitura

"Vai voltar": a frase que mais destruiu patrimônio na bolsa

Olhei 326 ações da B3 que caíram metade do topo em 20 anos. Poucas voltaram rápido, e quase metade ainda chegou a cair 80%.

"Vai voltar."

Duas palavras. Parecem inofensivas. Parecem até sábias, coisa de investidor paciente, de longo prazo.

Na prática, é a frase que mais destruiu patrimônio que eu já vi na bolsa.

A cena é sempre a mesma. O investidor compra. A ação cai 15%. Ele pensa: "é só uma correção, vai voltar". Cai 30%. "Agora está barata, vai voltar". Cai 50%. Ele para de abrir o aplicativo. "Eu não vendo no prejuízo. Vai voltar."

E ele fica ali. Um ano. Três anos. Cinco anos.

Esperando um ímã mágico puxar o preço de volta para o número que ele pagou.

Esse ímã não existe.

Por que a cabeça se agarra ao preço que você pagou

O preço que você pagou é o número mais importante do mundo. Para você.

Para o mercado, ele não significa nada.

Isso tem nome: ancoragem. A cabeça pega o primeiro número que viu, o seu preço de compra, e passa a medir tudo a partir dele. Se a ação está abaixo dele, parece "fora do lugar". Parece que existe uma força querendo devolver o preço ao normal. E o normal, claro, é o preço que você pagou.

Só que a ação não tem memória. Quem está comprando e vendendo hoje não sabe o seu preço médio e não se importa com ele. O preço de hoje é o que as pessoas aceitam pagar hoje, pelo lucro que elas esperam da empresa daqui para frente.

E tem uma segunda força, mais traiçoeira: o "vai voltar" protege o ego. Enquanto você não vende, não precisa admitir que errou. A perda fica "no papel". Dá para continuar dizendo para si mesmo e para os outros que não perdeu nada.

O mercado não cobra pela sua opinião. Cobra pelo tempo que você leva para mudar de ideia.

Em um ano, 8 em cada 100 voltaram

Eu queria saber se "vai voltar" é verdade com frequência ou é só esperança. Então peguei a base do Quantor, todas as ações da B3 com mais de R$ 5 milhões negociados por dia entre 2006 e 2026, sem deixar de fora as que quebraram, e separei os casos em que a ação caiu 50% do topo. Com os dividendos somados, para não ser injusto com quem segurou.

Foram 326 casos. Quantas voltaram ao topo antigo?

Depois de cair 50% do topo Voltaram ao topo antigo
Em até 1 ano 8%
Em até 3 anos 23%
Em até 5 anos 32%

Em um ano, menos de uma em cada dez.

Em cinco anos, menos de uma em cada três.

E olhando só as ações que tiveram cinco anos inteiros de histórico depois da queda, 53% não voltaram ao topo em cinco anos. Mais da metade. Cinco anos de espera, com dividendo e tudo, e o dinheiro ainda não tinha voltado para onde estava.

Agora o número que mais me pegou: 47% dessas ações ainda chegaram a cair 80% do topo depois de já terem caído 50%.

Pensa no que isso significa. Quem disse "caiu metade, agora vai voltar" tinha quase uma chance em duas de ver o tombo virar −80%.

E −80% não é "mais um pouco de queda". Olha a matemática:

Se caiu Precisa subir para voltar
−50% +100%
−80% +400%

Para voltar de −50%, a ação precisa dobrar. Para voltar de −80%, precisa multiplicar por cinco.

"Vai voltar" deixa de ser paciência. Vira aposta.

O que o "vai voltar" esconde

Toda vez que você repete a frase, ela esconde três coisas.

A primeira é que empresa muda. A ação caiu porque alguma coisa mudou: o lucro, a dívida, o setor, os juros. Às vezes o motivo passa. Às vezes não passa nunca. O preço antigo era o preço de uma empresa que pode não existir mais.

A segunda é o tempo. Mesmo nos casos que voltaram, voltar em cinco anos é perder cinco anos. Nesse período, o CDI estava pagando. Outras ações estavam subindo. O dinheiro preso esperando o preço médio não estava trabalhando em lugar nenhum.

A terceira é o tamanho da próxima queda. Quem segura uma ação em −50% tem a sensação de que "o pior já passou". Os números dizem que, em quase metade dos casos, não tinha passado.

Picanha que caiu de R$ 100 para R$ 50 está em promoção. Ação que caiu de R$ 30 para R$ 15 não. Ação não é produto de prateleira. O preço dela é o que o mercado espera do lucro dela daqui para frente.

Uma em três voltou, e você não sabe qual

Seria desonesto dizer que nenhuma ação volta. Volta. Uma em cada três voltou ao topo antigo em até cinco anos.

O problema é que, no dia em que ela está em −50%, você não sabe se ela é das que vão voltar ou das que vão para −80%. E a frase "vai voltar" trata as duas como se fossem a mesma.

Também é verdade que vender depois de uma queda grande dói, e às vezes a ação sobe logo depois. Isso vai acontecer. Nenhuma regra acerta o fundo.

Mas existe uma diferença enorme entre segurar porque uma regra que você definiu antes mostra que a tendência voltou a subir, e segurar porque você não aceita o preço de hoje. A primeira é método. A segunda é esperança.

Seu preço de compra só serve para o imposto

  • Eu não uso o meu preço de compra para decidir nada. Ele só serve para o imposto.
  • Antes de entrar, eu já sei o que me tira do papel. Depois de cair, a cabeça não decide bem.
  • Quando me pego dizendo "vai voltar", eu troco a pergunta: se eu não tivesse essa ação hoje, eu compraria agora, com o que estou vendo?
  • E eu lembro que, depois de −50%, quase metade foi para −80%.

Esperar não é estratégia. É só esperar.

Conhece alguém que precisa ler isso?

Aquele amigo que jura que “vai voltar”, o parente que entrou na bolsa no mês passado. Às vezes um texto chega melhor do que um conselho.

WhatsAppE-mailLinkedInX
Veja com os dados de hoje
A régua, o fluxo e os fundamentos de cada papel, atualizados todo dia

Crie uma conta grátis no Quantor para ver, em qualquer ação, a tendência do mês e o que aconteceu com quem seguiu a régua.

Criar conta grátisJá tenho conta
Vinícius RosaVinícius RosaCriador do Quantor. 20 anos de bolsa, engenheiro e programador, autor de O Investidor de Fluxo.siga no Instagram · @viniciusrosa_88 ↗

Mais artigos

Todos os artigosIdeias do Quantor

Conteúdo educacional. Os números vêm da base própria do Quantor e descrevem o que aconteceu, não prometem o que vai acontecer.

O conteúdo do Quantor tem caráter informativo e educacional e não constitui recomendação de compra ou venda. Decisões de investimento são de responsabilidade exclusiva do investidor.